Refil: Nova tendência sustentável invade o ponto de venda

Trend | 19 07 2021

Você provavelmente já se perguntou se os produtos que você consome são feitos de maneira sustentável ou se prejudicam o planeta, né? Uma pesquisa realizada pelo grupo Havas indica que 78% das pessoas estão consumindo com mais cuidado e consciência do que antes. Por isso, queremos te apresentar uma nova tendência de mercado que promete conquistar os corações dos consumidores e diminuir o impacto ambiental da sua marca.

Nada se perde, tudo se transforma

O último ano nos fez repensar a maneira como consumimos nossos produtos ou serviços e o quanto nossas ações têm um impacto profundo no planeta. Todos os dias, milhões de toneladas de resíduos são descartados no meio ambiente de forma irregular e, entre esses resíduos, podemos encontrar embalagens que levam até centenas de anos para se decompor. 

Os consumidores têm se tornado cada vez mais conscientes e preocupados com o tema, trazendo à tona discussões altamente necessárias para o desenvolvimento de soluções que visam minimizar os impactos que as grandes empresas causam ao meio ambiente. A economia linear já não é mais uma opção viável para se pensar a longo prazo e, como consequência, a economia circular vem ganhando cada vez mais espaço. 

Sem desperdício

Como os nossos recursos são finitos, nada mais natural que as empresas tenham buscado novas maneiras de aproveitá-los ao máximo na produção de produtos e serviços. De alguns anos para cá, surgiram dezenas de alternativas para evitar o desperdício de materiais, como a reciclagem e o upcycling. Hoje, vamos falar sobre uma tendência que vem ganhando cada vez mais força no mercado e conquistando diversos setores: o refil. 

Apontado pela WGSN como uma das principais tendências sustentáveis para os próximos anos e batizado como Refillution”, o sistema de refil aparece como uma alternativa excelente para a diminuição de descarte de embalagens no planeta. Se antes, o refil era visto, principalmente, como uma solução para a indústria alimentícia e de bebidas, ele agora vem ganhando o seu espaço no setor da beleza, inclusive entre as marcas de luxo. 

Refil no ponto de venda

A The Body Shop instalou, em abril deste ano, 47 estações de refil em suas lojas na França e prevê que, até o final desse ano, 400 estações sejam instaladas ao redor do mundo. Em suas prateleiras, potes de alumínio reciclável estarão à venda por aproximadamente 2 euros e, entre os produtos disponíveis, a promessa é que o cliente poderá escolher preencher a embalagem com shampoo, condicionador, hidratante ou sabonete líquido por até 7 euros. 

Essa solução, além de reduzir o desperdício de embalagens, promove uma experiência diferenciada para o shopper no ponto de venda e ainda fortalece o vínculo entre a marca e seus consumidores, que têm procurado, cada vez mais, por empresas que estejam alinhadas aos seus valores. 

Se você se interessou por essa solução e gostaria de saber mais sobre como implementá-la no ponto de venda, entre em contato com a gente.  

Fontes: WGSN – “Welcome to Refillution”; Wunderman Thompson – The Future 100; Brazil Beauty News – “The Body Shop adota sistema de estações de refil em sua rede mundial de lojas”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

Ver todas do blog